Transtornos de Personalidade

Vocês com certeza já devem ter ouvido falar em transtornos de personalidade. Não só na mídia, mas em algum livro, roda de conversa ou até mesmo na reunião de pais na escola do seu filho. Esse assunto é bastante pertinente nos dias de hoje, pelo fato de que nós vivemos atarefados ao extremo com atividades do trabalho, estudos e outras tarefas diárias.

MAS O QUE SÃO ESSES TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE?

 

Transtornos de personalidade, segundo especialistas da área, compõem um grupo de doenças mentais. Essas doenças causam um desajuste comportamental e também emocional. Em nosso meio social existem pessoas com personalidades que as diferem umas das outras, isso é natural e positivo, é o que torna o homem um ser único.

 

Quando comentamos sobre a personalidade de um amigo por exemplo, estamos dizendo simplesmente que ele possui traços de um comportamento que o diferencia de outro, em geral de forma positiva. O transtorno de personalidade surge a partir do instante em que esses traços de comportamento apresentam uma alteração significativa, e que passa a prejudicar a adaptação e interação dessa pessoa em situações cotidianas, causando desconforto e sofrimento.

 

Os transtornos de personalidade podem ser tornar evidentes no final da adolescência ou no início da vida do adulto. Mas não é raro dentro da literatura médica casos que se apresentam ainda na infância. Um fator interessante é que os traços e sintomas podem se tornar menos acentuados com a idade, embora, muitos casos possam persistir de forma mais intensa até um diagnóstico clínico mais apurado, ou início do tratamento terápico, seja ele psicossocial ou medicamentoso.

 

Separei aqui 3 exemplos de transtornos de personalidade que possivelmente são os que mais podemos ter contato em nosso dia a dia. Lembrando que todo diagnóstico preciso e sério não é dado por “axômetro”, e sim após a consulta e diagnóstico médico especializado.

  • Transtorno de Personalidade Paranoide

Nós sabemos que existem pessoas com uma tendência acentuada à desconfiança, aquelas que pensam que estão sendo sempre exploradas, traídas, isso tudo mesmo sem motivo evidente. Traços comuns em paranoides são o sentimento de hostilidade e irritabilidade; podem ser tidos como pessoas frias e que não expressam sentimentos; tendência a distorcer e interpretar como maldosas as ações dos outros a sua volta e costumam se autovalorizar em excesso.

 

  • Transtorno de Personalidade Esquizoide

 

As pessoas com esse tipo de transtorno têm muita dificuldade em manter e de construir relações com o outro, seja individual ou coletivamente e de expressar suas emoções. Outras características são frieza emocional, ser indiferente a elogios e críticas, não costumam demonstrar sensibilidade e respeito com pessoas mais idosas e em momentos de luto. Ou seja, as atitudes e comportamentos dos esquizoides tornam a convivência bastante complexa.

 

  • Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (Borderline)

No caso do transtorno de Borderline, o indivíduo tem como traço mais marcante a instabilidade das emoções. Muito se fala a respeito de o Borderline ser “bipolar” pois costuma ter variações rápidas e intensas no estado de humor sem um motivo aparente.

Podemos destacar em quem sofre desse transtorno a impulsividade, seja relacionado aos gastos financeiros, abuso de substâncias, como bebidas ou drogas ou ainda apetite sexual desenfreado. Existem casos ligados à depressão e automutilação, além de sentimentos de vazio e tédio duradouros.

 

Desses três transtornos apresentados, o Borderline talvez seja o mais discutido e estudado nos últimos anos. Mas isso não quer dizer que não existam uma atenção especial para cada um dos outros.

 

Não podemos falar em cura ainda, mas a busca por ajuda especializada para entender o transtorno e tratá-lo do modo mais correto é de extrema importância, não só para quem sofre da doença, mas principalmente para os familiares. Isso garantirá uma qualidade de vida melhor para todos os envolvidos.

 

Por fim, é importante salientar que os profissionais, sejam eles clínicos, neurologistas, psiquiatras ou psicólogos, podem auxiliar e direcionar o melhor tratamento para os transtornos. Seja através de terapia em grupo, familiar ou individual. O uso de medicamentos para tratar os sintomas devem ser usados somente sob prescrição, pois doses elevadas ou manipuladas de forma errada podem trazer danos ainda maiores.

 

Então é isso! Nesse artigo pudemos conhecer um pouco mais sobre transtornos de personalidade e entender como alguns sintomas podem ser percebidos e como as pessoas que sofrem com essas doenças mentais precisam de orientação e um diagnóstico certo e seguro.

 

Caso vocês tenham alguma dúvida sobre o assunto que abordei aqui, e principalmente sobre medicamentos que possam ajudar no tratamento de transtornos de personalidade (com a prescrição médica é claro) entre em contato conosco.

 

A G&A Imports Brasil tem o maior prazer em ajudar você. Afinal aqui a saúde está em suas mãos.

Redação da G&A Imports Brasil

Acesse nossos serviços

Contate-nos | G&A Imports Brasil
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

A EMPRESA / COMPANY

SERVIÇOS / SERVICES

CONTATO / CONTACT

Atibaia/SP | Brazil

Phones: +55 11 4217-6282

              + 55 11 4413-0441

contato@gaimportsbrasil.com.br

G e A Imports Brasil - Portuguese version
G e A Imports Brasil - English version