PROJETO DE IMPORTAÇÃO

O QUE É UM PROJETO DE IMPORTAÇÃO?

O projeto de importação é a fase inicial e a mais importante de um processo de importação. É um instrumento de análise, planejamento, reanálise e decisão, onde o cliente apresenta sua necessidade, e, a partir de então, o importador realiza um minucioso estudo sobre a necessidade do cliente, busca fornecedores, classifica bens e serviços, calcula tributos, negocia, planifica logística, analisa riscos, e decide, conjuntamente ao cliente, pela importação ou não do produto/equipamento ou serviço.

COMO SE OPERACIONALIZA UM PROJETO DE IMPORTAÇÃO? – Do começo ao final.

A fase precursora de uma importação, inicia-se com uma reunião entre o importador e seu cliente. Esta reunião tem como meta o entendimento pleno, por parte do importador, da necessidade do seu cliente. A partir deste momento será estabelecido um cronograma de ações a serem desencadeadas, uma sob a responsabilidade do cliente e as demais sob a responsabilidade do importador.

O cliente precisará desenvolver um catálogo de produtos/equipamentos ou serviços que ele pretende importar, especificando minuciosamente cada produto, apresentando manuais, sites, dentre outros, de modo que o importador consiga identificar plenamente o objeto da importação.

Entregue esta fase, o importador iniciará a fase de classificação da importação, quando serão planilhados os tributos incidentes, as licenças e registros necessários, e em seguida iniciará a busca dos potenciais fornecedores do produto.

Escolhidos os fornecedores, iniciar-se-á a fase orçamentária, quando serão solicitadas as cotações aos potenciais fornecedores, neste momento o importador verificará os valores dos fretes, aéreo, marítimo e suas variáveis, bem como os valores de seguro.

Conclusos os orçamentos, será elaborada a planilha comparativa de valores, para então iniciar a fase de negociação, lembrando que nem sempre o preço mais baixo será a melhor alternativa. Aqui se encerra praticamente a fase de projeto/planejamento, porém as questões seguintes (todas) deverão ser consideradas quando da elaboração do projeto.

Após esta fase, conjuntamente, importador e cliente decidirão pela efetivação da importação ou não, quando o importador solicitará ao fornecedor o Proforma Invoice, que é o “Orçamento” propriamente dito.

Uma fez deliberado pela importação, definido o potencial fornecedor, o importador, por meio de parcerias no país fornecedor, realizará a inspeção de fábrica, que visa comprovar a qualificação técnica do fornecedor, o qual poderá ser recomendado ou não, por meio de relatório técnico.

 A partir do recebimento do Relatório de Inspeção, será solicitado ao fornecedor o Commercial Invoice, que já é a “fatura” e Ordem de Serviço. Nesta fase, será efetivado parte do pagamento ao fornecedor (geralmente 30% do total) e dará início a produção do bem adquirido.

Finalizada a produção, poderá ser realizada nova inspeção, desta vez para controle de qualidade sobre os bens adquiridos, sendo o seu resultado recebido, novamente, por meio de Relatório de Inspeção.

Estando tudo em conformidade com o contratado, os 70% faltantes serão pagos e o bem será embarcado.

Existem vários tipos de frete, os quais variam conforma a contratação. Há fretes em que o comprador retira o bem na fábrica do fornecedor e se responsabiliza com o transporte terrestre até o porto de saída, desembaraço, embarque, transporte marítimo ou aéreo, seguro entre outros. Existem outros em que o fornecedor é o responsável pelo transporte até o porto, outro que é responsável pelo embarque, por fim, existem diversas variáveis as quais deverão ser analisadas antes da efetivação da compra.

Com a chegada dos bens no porto de destino, a mercadoria entra no território aduaneiro, quando o despachante aduaneiro entrará em cena para a nacionalização do bem, que é o chamado “desembaraço”, sendo composto por uma série de verificações e comprovações para então o produto ser liberado para o transporte nacional e então ser entregue ao cliente.

 

 

POR QUE PRECISO REALIZAR UM PROJETO DE IMPORTAÇÃO?

É a fase inicial e a mais importante do processo. Muitos projetos de importação fracassam por subestimarem esta fase, pois ela demonstrará a viabilidade ou não do processo de importação. Alguns profissionais da área de Importação ocultam esta fase dos seus clientes, apenas visando recompensa econômica e, assim, operacionalizam importações que inicialmente se mostram como um mercado econômico altamente rentável, quando na realidade não o são.

QUANTO TEMPO LEVA?

O tempo para a conclusão de um projeto de importação varia conforme a complexidade do bem, porém o tempo médio para sua conclusão da fase inicial de planejamento é de 30 dias, a contar da entrega do catálogo de produtos e suas necessidades por parte do cliente.

 

Em razão da dificuldade de todo o processo é que muitos empresários desistem de importar, deixando de aumentar seus lucros e de fomentar o desenvolvimento e capacidade da indústria nacional. Neste contexto é que nós da G & A IMPORTS BRASIL, entramos como facilitadores, desenvolvendo quase todo o trabalho de importação para sua empresa (o planejamento desenvolvemos em conjunto), deixando seus funcionários livres para o desenvolvimento dos seus trabalhos na busca de novos horizontes, focando exclusivamente no seu ramo de atuação, trazendo retorno financeiro para a sua empresa.

G & A IMPOSTS BRASIL – O MUNDO EM SUAS MÃOS

Entre em contato e solicite o desenvolvimento do seu projeto. Nós iremos até você!!

Contate-nos | G&A Imports Brasil
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

A EMPRESA / COMPANY

SERVIÇOS / SERVICES

CONTATO / CONTACT

Atibaia/SP | Brazil

Phones: +55 11 4217-6282

              + 55 11 4413-0441

contato@gaimportsbrasil.com.br

G e A Imports Brasil - Portuguese version
G e A Imports Brasil - English version