Ensaio clínico chinês de prevenção à obesidade mira em crianças de seis anos

Um esquema de prevenção da obesidade reduz significativamente o índice de massa corporal (IMC) ao lidar com crianças do ensino fundamental e seus familiares – principalmente os avós – mostram os resultados de um dos maiores ensaios clínicos de prevenção da obesidade infantil do mundo.

Conhecido como Chinese Primary School Children Physical Activity and Dietary Behavior Changes Intervention (Chirpy Dragon), o ensaio clínico controlado randomizado é o primeiro a colocar os avós no centro da prevenção da obesidade e é o resultado final de uma década de trabalho analisando o impacto cultural e comportamental dos avós no peso corporal das crianças na China.

A Dra. Bai Li, médica, que atualmente trabalha na University of Bristol, no Reino Unido, conduziu o estudo na cidade de Guangzhou.

“Esse programa de intervenção sobre obesidade baseado em evidências aplicado pela escola e pela família, teve um alto nível de adesão e envolvimento dos participantes, e pode ser eficaz na redução da epidemia emergente de obesidade infantil na China”, ressaltou ela.

Após um ano, o escore zBMI (um IMC de peso relativo ajustado para idade e sexo da criança) foi significativamente menor no grupo da intervenção do que no grupo de controle, com uma diferença média entre os grupos de - 0,13.

“A mais recente revisão da Cochrane sobre os programas de prevenção da obesidade infantil em todo o mundo mostra que o tamanho médio dos efeitos combinados em todas as intervenções direcionadas à mesma faixa etária é de -0,05, mas nossos resultados são duas vezes maiores”, disse a Dra. Bai, explicando o significado prático da descoberta.

Ela acrescentou que o programa também teve uma boa relação custo-benefício, como mostra a análise de custo-efetividade que também foi realizada.

O estudo foi publicado on-line em 26 de novembro no periódico PLoS Medicine.

Aumento sem precedentes do peso corporal na infância

Atualmente, existem cerca de 30 milhões de crianças e adolescentes de 7 a 18 anos com sobrepeso ou obesidade na China, número equivalente a um quinto da população infantil mundial com sobrepeso ou obesidade. Sem programas eficazes de prevenção, estima-se que esse número aumente para cerca de 50 milhões até 2030.

A Dra. Bai explicou ao Medscape que a velocidade do aumento é o que mais a preocupa. “Na década de 80, menos de 1% das crianças estavam com sobrepeso, agora 30% apresentam sobrepeso nas regiões mais ricas da China. A velocidade do aumento é uma grande preocupação”.

A rápida escalada na prevalência, combinada com a falta de pesquisas cientificamente robustas nesse campo na China, motivou a Dra. Bai a iniciar o Chirpy Dragon. A pesquisadora está particularmente interessada nas barreiras culturais e fatores determinantes do rápido crescimento do problema de obesidade no país.

Fonte: medscape

Acesse nossos serviços

Contate-nos | G&A Imports Brasil
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

A EMPRESA / COMPANY

SERVIÇOS / SERVICES

CONTATO / CONTACT

Atibaia/SP | Brazil

Phones: +55 11 4217-6282

              + 55 11 4413-0441

contato@gaimportsbrasil.com.br

G e A Imports Brasil - Portuguese version
G e A Imports Brasil - English version